domingo, 6 de dezembro de 2015

Post-It: L'amour est un oiseau rebelle


Você sabia que a famosa Habanera, da ópera Carmen, do Georges Bizet, não é dele? Poizé... À época de sua composição, um dos músicos populares mais famosos da Espanha era o Sebastián Yradier (ou, originalmente, Iradier). "Famoso quem?", você deve estar se perguntando, mas tenho certeza de que você conhece pelo menos uma de suas canções (além da Habanera "do Bizet"), como La Paloma, gravada à exaustão por milhares de cantores (e milhões de não-cantores) nos últimos 150 anos:












Tá bom ou ainda quer mais?


E agora, com vocês, a Habanera "de verdade":


Há duas histórias diferentes sobre o porquê de o Bizet incluir El Arreglito em sua ópera:

1) Assim como muitas e muitas pessoas acham, atualmente, que La Paloma é música tradicional, folclórica, sem autor conhecido, Bizet cometeu o mesmo erro e achou que El Arreglito também era uma canção folclórica espanhola, e a enfiou (com alterações) no meio de sua ópera, só depois descobrindo que existia um compositor certo - ainda e vivo, o que era muito pior!

2) Bizet já conhecia o Yradier, e, após a estréia de Carmen (que foi um fracasso de crítica e de público), a emperatriz Eugénie de Montijo (esposa de Napoleão III) sugeriu a Bizet que incluísse a famosa El Arreglito em sua ópera.

Não sei se acredito na primeira versão da história, pois me parece difícil imaginar que Bizet não conhecesse um compositor que fazia tanto sucesso, e que em certa época morou em Paris e era amigo de Rossini e Stendhal, e também amigo de uma das cantora líricas mais famosas da época, Pauline Viardot. Como se isso não bastasse, El Arreglito era frequentadora assídua dos café-concerts de Paris...

Também não sei se acredito na segunda versão, pois nunca ouvi falar que Carmen houvesse estreado sem a Habanera. Claro que isso pode ser apenas ignorância minha, mas até eu conseguir uma edição da partitura utilizada na estreia não poderei dar uma resposta definitiva... Há, porém, ao menos um ponto a favor dessa versão: Yradier era professor de canto de Eugénie de Montijo, confirmando que ele não era, definitivamente, um personagem obscuro e desconhecido.

Independentemente de qual versão seja a verdadeira (se é que não existe uma terceira, perdida por aí), numa coisa quase todos parecem concordar: Bizet aparentemente escreveu, na partitura vocal de "sua" Habanera, a fonte original da melodia. Aparentemente, também, ninguém mais se preocupou em tomar o cuidado que o próprio Bizet tomou... Vá perguntar para qualquer cantor quem é o compositor de "L'amour est un oiseau rebelle", se duvidar de mim!


3 comentários:

  1. Esqueci de dizer: fiquei enjoada com essa overdose de "La Paloma". Nóssinhora!

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  2. Que bom! Conquistou indulgências suficientes para garantir sua entrada no céu! :-)

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