quinta-feira, 11 de julho de 2013

Vamos fugir, baby!



Pediram-me para falar sobre fuga... Socorro! Não dava pra ser outro assunto menos complicado? Quero ver como é que vou explicar a criatura sem ser excessivamente técnico... Vou tentar, mas terei que entrar em "tecnicidades" mais cedo ou mais tarde!

Para entendermos fuga é necessário saber o que é contraponto - viu?, nem comecei, e já surgiu coisa técnica... Mas vamos lá: contraponto é a escrita de diversas vozes independentes, porém simultâneas. Por vozes entenda-se qualquer linha melódica, quer seja ela vocal ou instrumental. Podem ser três "vozes vozes", ou 2 violinos (cada um fazendo uma voz), ou flauta e piano (onde o piano pode fazer várias vozes ao mesmo tempo), etc... Qualquer tipo de combinação é possível, e o número de vozes também pode variar de 2 ao infinito, só dependendo da vontade e da competência do compositor!

Então, se tivermos duas ou mais vozes independentes se desenrolando ao mesmo tempo, vamos ter, necessariamente, contraponto, por mais porca que seja a condução das vozes, e por pior que seja o resultado (condução é simplesmente a maneira como cada uma das vozes se desenvolve).

Um exemplo de contraponto? Uma das Invenções a 2 Vozes, do J. S. Bach (só 2 vozes, por enquanto, pra não complicar muito!):


Um elemento indispensável numa fuga é imitação. No vídeo acima, quando a segunda voz começa ela repete exatamente o que a primeira voz havia feito antes. Isso, obviamente, é imitação (essa definição não deu muito trabalho!). A característica mais marcante de uma fuga é justamente essa repetição de uma melodia mais ou menos curta (o tema) em diferentes vozes.

Imitações, porém, não são exclusivas da fuga (claro... já deu pra notar, pelo vídeo aí em cima, que uma invenção também pode ser imitativa). Aliás, fuga é apenas uma maneira especial de imitação, segundo regras mais ou menos fixas, que se desenvolveu a partir de outras formas musicais que usavam essa mesma técnica.


Essas outras formas imitativas podiam ser chansons ou madrigais:

Carlo Gesualdo - "Moro, lasso, al mio duolo":
(a partir do compasso 6 começam a aparecer as imitações)

Ou também fantasias:

Johan Jacob Froberger: Fantasia sopra ut, re, mi, fa, sol, la:


Podiam ser ricercari:

Ricercar no 12º modo, de Andrea Gabrieli:


O ricercar é, digamos assim, o irmão mais velho da fuga. Os desenvolvimentos que nele ocorrem irão desembocar diretamente na fuga e, durante o Barroco, os termos ricercar e fuga eram usados meio indistintamente - há ricercari que são indistinguíveis de fugas, como, por exemplo, o Ricercar em dó menor, do Johan Pachelbel:


Uma forma de imitação levada ao extremo é o cânone, em que uma linha melódica INTEIRA é imitada por outras vozes. Um cânone pode ser duplo, triplo, etc, dependendo do número de melodias diferentes (e não de vozes) que são utilizadas. Também pode ser direto ou retrógrado (se a melodia original é respondida em outra voz na ordem direta ou na ordem retrógrada - obviamente!). Também pode ser invertido (ou  também chamado de espelho, por ser "de ponta-cabeça"), o que significa que os intervalos da melodia original são apresentados na direção inversa (ou seja: se a melodia original começasse por dó, ré, mi, fá, a inversão seria dó, si bemol, lá bemol, sol - ao invés de subirmos na escala, descemos - deu pra entender?). Também pode ser cânone por diminuição ou aumentação - se as "respostas" são mais rápidas (diminuição, já que cada nota tem duração menor) ou mais lentas (aumentação, já que as notas duram mais).

A melodia também pode ser transposta para qualquer outra nota (se era dó, ré, mi, fá, altera-se a primeira nota, e toda a melodia é alterada de acordo - para sol, lá, si, dó, por exemplo). Também pode -se utilizar qualquer mistura dessas técnicas diferentes, ao mesmo tempo: um cânone pode ser ao mesmo tempo retrógrado e transposto, digamos.

O "odiento" do Bach, como não podia deixar de ser, tem uma sequência de cânones que dá raiva... Ele pega uma melodiazinha bobinha e constrói 14 cânones a partir dela, de todas as maneiras possíveis. Será difícil, talvez, seguir as estripulias do Bach, mas vale a pena ver e ouvir, e aproveitar para agradecer o trabalho maravilhoso de quem postou o vídeo!:


(Fala sério... dá para acreditar no que esse cara era capaz de fazer???)

Atualização: o autor desse vídeo já excluiu duas vezes esse vídeo do YT. Se o vídeo novamente desaparecer, a link para a página do autor (onde o vídeo permanece) é ESTE.

Esses cânones do Bach podem ser classificados como cânones perpétuos (ou rondellus, ou rota, ou rounds), que é uma forma ainda mais extrema de cânone, pois podem ser executados (logicamente) ad eternum. O cânone "Summer is i-cumin in", do século XIII (anônimo), é um dos exemplos mais famosos de rondellus:


Explicando a confusão aí de cima: as primeiras 4 pautas representam a melodia inteira. Quando a primeira voz acabou de cantar o primeiro compasso (até chegar ao sinal +), a segunda voz entra cantando novamente do início. Quando a segunda voz chegar também ao sinal, a terceira voz entra, e  assim sucessivamente... Geralmente canta-se a melodia sozinha primeiro (para o público entender), e depois, na repetição, as novas vozes começam a entrar como indicado. As duas últimas pautas são os chamados pés, que funcionam como um acompanhamento para a melodia (neste caso, são duas outras vozes independentes que se repetem  sem descanso enquanto durar a música).

Ó só! Esta execução começa pelos pés, depois canta-se a melodia completa, depois só os pés novamente, na sequência canta-se a melodia usando duas vozes (duas "cópias" da melodia simultaneamente), depois só os pés novamente, e, por fim, a melodia é cantada com 4 vozes. Até doze vozes simultâneas são possíveis, se alguém quiser tentar:


Lindo!

O "Frère Jacques" também é um rondellus famoso, porém mais simples que o "Summer":


Por enquanto tá dando para entender, né? Espero que sim, pois o mais complicado ainda está por vir, num próximo post, pra dar tempo de digerirmos este aqui!

Um comentário:

  1. Fabuloso trabalho. Muito obrigada pelas explicações claras e detalhadas e pelos vídeos de altíssima qualidade.

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