sexta-feira, 21 de março de 2014

Tá a fim de um programa? É baratinho!

Aliás, é de graça, como (quase) todo concerto de nossa Orquestra Sinfônica. Ó só o programa para a quarta-feira da semana que vem, retirado DAQUI:

26/03 - Homenagem a Richard Wagner

Solista: Netanel Draiblate

Regente: Claudio Cohen.


Muito profissional! Adorei o programa do concerto: "Homenagem a Richard Wagner". O que será? Celebração de uma missa para comemorar os 200(+1) anos do nascimento do Ricardão? Ou será que vai ter uma recepção, com direito a canapés e discurso? Imagino que seja uma homenagem musical mesmo, claro, já que vai ter um solista... Aliás, solista de quê? Xilofone? Mas imagino que seja um cantor, né?, já que estamos falando de Wagner...

Se você imaginou a mesma coisa que eu, parabéns: erramos juntos, pois o solista é um violinista!!!:


E depois sou obrigado a ouvir críticas às minhas críticas... O mínimo que se espera do Teatro NACIONAL é um pouquinho de profissionalismo. Ou, se não tem prazer em ser profissional, finja, para que ao menos o público não fique achando que é tudo "nas coxas".

Ó só este programa:

07/05 - Concerto Europeu

Bela Bartok - Danças Húngaras

F.Chopin - concerto no.1 para piano e orquestra

J. Sibelius - concerto para violino e orquestra

Solista - Fréderic Pelassy (violino

M. de Falla - El amor brujo

Regente Vladimir Prado


Levemente menos pior. Sabemos que, neste caso, o Fréderic Pelassy é violinista, e que vai tocar o concerto do Sibelius. Bom saber! E melhor ainda seria também saber quem vai ser o pianista no concerto do Chopin, você não acha?

Também seria legal se tivesse ":" depois da palavra Regente. Se possível, seria legal se depois de "F." tivesse um espaço antes de se escrever Chopin. Ou um "fecha parênteses" depois de violino... Mas aí, também, é querer demais, né? Além de querer informação musical certa, ainda faço questão de português bem escrito? Pra quê?

Mais um exemplo, quer?

1º/05 - Concerto do Trabalhador

18hs - Torre de TV


G VERDI - Abertura Nabucco 8'

G BIZET - Farandole da Suíte Arlesienne 4'

A BORODIN - Danças Polovtsianas de Príncipe Igor 11'

M FALLA - Dança Final: Jota de O Chapéu de Três Pontas 5'

A CARLOS GOMES - Alvorada de Lo Schiavo 6'

HEITOR VILLA LOBOS - O Trenzinho do Caipira (orquestração para orquestra 3.2.2.2-4.3.3.1-timp-perc-cordas) 4'

HEITOR VILLA LOBOS - Na Corda da Viola (orquestração para orquestra 3.2.2.2-4.3.3.1-timp-perc-cordas)

A PIZZAIOLA - Ádiós Nomino (orquestração para orquestra 3.2.2.2-4.3.3.1-timp-perc-cordas) 6'

MILTON NASCIMENTO / CHICO BUARQUE - O Cio da Terra 4'

CLÓVIS PEREIRA/GUERA-PEIXE-Mourão (orquestração para orquestra 3.2.2.2-4.3.3.1-timp-perc-cordas) 4'

Regente Matheus Araújo


Tenho a impressão de que o programa que é publicado no site da Secretaria de Cultura do DF é feito pela primeira pessoa que, por um azar, passar por perto. Ou pessoas diferentes escrevem cada um deles, ou estamos frente a um caso claro de múltiplas personalidades! Nesse programa a gente fica sabendo quanto vai durar cada peça, e até qual é a orquestração de algumas delas; esses numerinhos e letrinhas (3.2.2.2-4.3.3.1-timp-perc-cordas) se referem à composição da orquestra, neste caso seriam 3 flautas, 2 oboés, 2 clarinetas, 2 fagotes + 4 trompas, 3 trompetes, 3 trombones, 1 tuba + tímpanos + percussão + cordas).

Gostei de saber qual a instrumentação, apesar de ter certeza de o programa ter sido elaborado por alguém sem muita experiência (tenho a impressão de que cataram as informações de alguma tabela de ensaios e mandaram publicar do jeito que estava lá!). O português, como sempre, sofre... G Verdi, G Bizet, A Borodin, etc, etc, etc... Acho que usaram todos os pontos disponíveis para especificar a orquestração e não sobrou mais nenhum para o resto do trabalho. Deve ter sido isso mesmo que aconteceu, pois faltou também ":" depois de Regente. Ah, ainda tem Villa Lobos sem hífen!

Secretaria do quê, mesmo? Cultura? Ah... ainda bem...

Quer continuar? Que saber do pior? Eu te enganei! Esses programas são do ano passado! Depois de maio de 2013 não aconteceu mais nada na Orquestra, parece. Ó só a programação para março de 2014:


Esta extensa agenda cultural também irá se repetir em abril, maio, junho, julho, etc, etc, etc...

Tem base? 

Ó só a programação da Orquestra Sinfônica Brasileira, AQUI. Ou a programação da OSESP, AQUI. Não vou nem falar da programação de orquestras do "mundo civilizado", para não ficar com mais vergonha ainda! E isso porque eu nem comecei a reclamar da "maravilhosa" facilidade em se adquirir ingressos para o Teatro Nacional: leve dinheiro. Vamos comprar entradas para a família inteira assistir a um showzinho básico a 200 reais por cabeça? Eu, minha cara-metade, meus 3 filhos, mais a minha cunhada com o filho, que também querem ir, mais a chata da minha sogra: 8 x 200 = 1.600 reais na carteira. Prático, não é? E só vale se for ao vivo! Se você morar em Brazlândia, meus pêsames! Terá que enfrentar algumas dezenas de quilômetros para conseguir comprar um mísero ingresso!

E depois dizem que eu é que sou chato. Tá certo, confesso, sou chato mesmo, mas eu ser chato não significa que Brasília não mereça uma Secretaria de Cultura com mais "ltura" e menos "c..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário